Inverno - Hora de construir
Inverno!!! É hora de planejar e construir sua piscina.
Chegou a temporada das construções! A partir de meados de junho o período é propício para realizar o desejo de ter uma piscina todinha particular. Com menos chuva, a obra fica pronta muito mais rápido. E dá tempo de sobra para preparar a parte externa, a área de lazer e o paisagismo
Chegou a temporada das construções! A partir de meados de junho o período é propício para realizar o desejo de ter uma piscina todinha particular. Com menos chuva, a obra fica pronta muito mais rápido. E dá tempo de sobra para preparar a parte externa, a área de lazer e o paisagismo
É incontestável que o brasileiro costuma deixar as coisas para a última hora. É... mas nem tudo dá certo, muitas vezes a falta de tempo causa problemas. Na execução de uma obra, por exemplo, se for feita às pressas, mais tarde podem surgir aborrecimentos que tendem a acarretar conseqüências desagradáveis.
Enfim, em toda obra, quanto mais tempo para executá-la, mais vantagens se somam para o empreendedor. Mais ainda no caso da aquisição de uma piscina, um dos objetos de consumo do brasileiro. E o inverno, que se inicia no próximo dia 21 de junho, é a época ideal para começar a realizar esse sonho.
"Do inverno até meados de outubro, quando a temperatura começa a esquentar e ficar perfeita para o banho de piscina, o tempo é suficiente para planejar e executar a obra, sem deixar nada para ser feito no verão", comenta o gerente de marketing da SIBRAPE, Rodrigo Pinheiro.
Não tem incômodo pior do que curtir a piscina no fim de obras. Além do desconforto, os materiais de construção formam sujeira que, além de provocar alergias, maltratam a água da piscina. Então, se o projeto for planejado e iniciado agora, quando o verão chegar vai estar tudo prontinho para o merecido mergulho.
Outra vantagem é que no inverno quase não chove, portanto é mais fácil concluir a obra sem aqueles imprevistos que atrasam o término da construção. Sem chuva, uma piscina SIBRAPE pode ficar pronta em até 15 ou 20 dias.
O hábito de trabalhar com planejamento, inclusive em construção civil, ainda não está muito difundido em nosso modo de vida. Muitas pessoas resolvem construir sua piscina em pleno verão empolgadas pelo calor excessivo que predomina em nosso país tropical.
O empresário Sydnei Hamilton César Fernandes, residente no interior de São Paulo, é um dos clientes SIBRAPE que planejaram a aquisição da piscina. No inverno de 2004 ele construiu uma piscina de tamanho 8 x 4 m, com prainha. No início do verão, toda a área de lazer estava pronta, inclusive a jardinagem, no entorno, já florida. "Eu tive muitas vantagens em planejar: atendimento preferencial em razão de a demanda dos produtos ser menor nessa época, rapidez na entrega, prazos para pagamentos mais dilatados e, principalmente, redução nos custos totais da obra, em cerca de 30%".
"Só na aquisição da piscina o cliente tem uma economia em torno de 5%", informa Miranda. Uma piscina de tamanho 8 x 4 m, por exemplo, custa hoje cerca de R$ 7.600,00. Nesse valor estão incluídos: filtro, bomba, dispositivos, acessórios de limpeza e manutenção e toda a mão-de-obra de construção.
Para se ter uma idéia do retorno do investimento, uma casa com piscina é valorizada em até 20%, informa o engenheiro Luiz A. da Costa, construtor autônomo de Ribeirão Preto, São Paulo.
Bem, a dica é não perder tempo, o inverno é a melhor época para construir! Vale a pena consultar uma revenda autorizada SIBRAPE. É importante lembrar que pelo Pool Cred, sistema de financiamento da SIBRAPE, a compra da piscina pode ser parcelada em até 36 vezes, com prazo de 60 dias para a primeira parcela. E os juros são bem abaixo de mercado.